Senador Elmano Férrer defende que saúde é prioridade
Em manhã de reuniões nas Comissões técnicas do Senado Federal nesta quarta-feira (24), como Comissão de Assunto Sociais (CAS) e Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR), o senador Elmano Férrer (PTB-PI) discutiu relevantes projetos para melhorias na prestação de serviço para população. Entre os principais debates do dia, o projeto discutido na CAS sobre a criação de um Programa de Financiamento Preferencial destinado às Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos, denominado PRO-SANTAS CASAS, que realizam atendimento pelo SUS.
A proposta, de autoria do senador José Serra, prevê que as instituições financeiras oficiais federais criem linhas de crédito para reestruturação patrimonial e para capital de giro.
Dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) indicam que há quase 2.100 estabelecimentos hospitalares sem fins lucrativos no país, o que representa um terço do total de hospitais. Esses estabelecimentos disponibilizam mais de 120 mil leitos para o Sistema Único de Saúde, número que representa 35% do total de leitos disponíveis ao SUS. Entre 2012 e 2015, 41% das internações do SUS foram feitas nas entidades de saúde filantrópicas.
“Na minha opinião, é importante que possamos viabilizar esse tipo de projeto para que os hospitais tenham mais suporte financeiro. Hoje muitos hospitais passam por dificuldade de recursos e estão operando no limite para atendimento pelo SUS. A saúde é prioridade e deve ser tratada como tal.”, afirmou o senador Elmano Férrer.
Endereço: Senado Federal, Praça dos Três Poderes, Anexo II, Bloco A, Ala Teotônio Vilela, Gabinete 06, Brasília-DF, CEP: 70165-900
Contatos: (61) 3303-1015 / (61) 3303-1115 / sen.elmanoferrer@senado.leg.br