Já está disponível a 3ª edição do VADE MECUM

INSCREVA-SE

NOTÍCIA

  24 de fevereiro de 2016

Comissão debate programa de financiamento preferencial para Santas Casas

Senador Elmano Férrer defende que saúde é prioridade

Em manhã de reuniões nas Comissões técnicas do Senado Federal nesta quarta-feira (24),  como Comissão de Assunto Sociais (CAS) e Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR), o senador Elmano Férrer (PTB-PI) discutiu relevantes projetos para melhorias na prestação de serviço para população. Entre os principais debates do dia, o projeto discutido na CAS sobre a criação de um Programa de Financiamento Preferencial destinado às Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos, denominado PRO-SANTAS CASAS, que realizam atendimento pelo SUS.

A proposta, de autoria do senador José Serra, prevê que as instituições financeiras oficiais federais criem linhas de crédito para reestruturação patrimonial e para capital de giro.

Dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) indicam que há quase 2.100 estabelecimentos hospitalares sem fins lucrativos no país, o que representa um terço do total de hospitais. Esses estabelecimentos disponibilizam mais de 120 mil leitos para o Sistema Único de Saúde, número que representa 35% do total de leitos disponíveis ao SUS. Entre 2012 e 2015, 41% das internações do SUS foram feitas nas entidades de saúde filantrópicas.

“Na minha opinião, é importante que possamos viabilizar esse tipo de projeto para que os hospitais tenham mais suporte financeiro. Hoje muitos hospitais passam por dificuldade  de recursos e estão operando no limite para atendimento pelo SUS. A saúde é prioridade e deve ser tratada como tal.”, afirmou o senador Elmano Férrer.