Já está disponível a 3ª edição do VADE MECUM

INSCREVA-SE

NOTÍCIA

  30 de maro de 2015

Elmano Férrer defende a criação do Comitê da Bacia do Parnaíba

Em pronunciamento na Tribuna ,o senador cobrou por políticas de melhorias do uso e da distribuição da água, em especial, no Piauí.

O senador Elmano Férrer (PTB/PI) fez um pronunciamento na tribuna do Senado para defender a criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba. O senador fez um apelo para a implantação do órgão, que favorecerá a captação de recursos, para melhorar o uso e distribuição da água, em regiões que sofrem com a seca.

Segundo o senador, o Comitê da Bacia será um importante instrumento para a aplicação da política nacional de recursos hídricos, beneficiando assim, o Nordeste e em especial, o Piauí. “A Região Hidrográfica do Parnaíba compreende um total de 280 municípios, sendo 223 no Piauí, ou seja, todo Estado, com exceção de um único município”, disse Elmano, completando ainda que são 4,5 milhões de pessoas que estão cercadas dos mananciais.

No pronunciamento, Elmano Férrer destacou ainda que é preciso concretizar a ideia de gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos. Assim, é deve-se integrar o poder público, representações da sociedade civil e empresas usuárias de água no Comitê da Bacia do Parnaíba, contribuindo para a implantação de um processo de desenvolvimento equilibrado e sustentável.

Para Elmano, o melhor caminho para a instalação do  Comitê da Bacia do Parnaíba é por meio da 7a Superintendência Regional da Codesvasf, no Piauí, já que a companhia é responsável pela operacionalização das adesões à proposta.

O senador ressaltou que a forma atual de destruição da água é desigual. “O seu uso inadequado tem gerado conflitos e ameaçado a disponibilidade e a sustentabilidade desse recurso, tão precioso e escasso”, afirmou.