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  19 de April de 2021

Elmano Férrer destaca revitalização das vias federais de acesso à Capital

Na verdade, existem duas obras de duplicação neste trecho da estrada. Uma é do governo federal, executada pelo Dnit/PI, e tem quase 21 quilômetros de extensão, iniciando no Km 13 e seguindo até a sede do município de Demerval Lobão

O senador Elmano Férrer (PP/PI) afirma que o governo Bolsonaro, por meio do Ministério da Infraestrutura, comandado por Tarcísio de Freitas, vem fazendo grandes intervenções nas rodovias federais do Piauí, com destaque para a revitalização das BRs 316 e 343. Para o parlamentar, estas estradas funcionam como importantes portas de acesso à capital e são as principais vias de ligação de Teresina com outras regiões do estado e do país. Segundo ele, os projetos envolvendo estas rodovias impactam no deslocamento de quem entra e sai da capital.

No caso da BR-316, o parlamentar evidencia a duplicação da rodovia entre Teresina e Demerval Lobão. “Na verdade, existem duas obras de duplicação neste trecho da estrada. Uma é do governo federal, executada pelo Dnit/PI, e tem quase 21 quilômetros de extensão, iniciando no Km 13 e seguindo até a sede do município de Demerval Lobão”, explica Elmano Férrer, que destinou R$ 47 milhões em emendas parlamentares para a realização do projeto. Ele informa que a outra obra, num trecho de 8,48 quilômetros, é de responsabilidade do estado.

Elmano Férrer observa que, após a conclusão destas duas intervenções na BR-316, Teresina vai ganhar a primeira ligação totalmente duplicada com outra cidade. O senador enfatiza que as ações do governo federal, nesta rodovia, vão além da duplicação. “O Dnit executa a manutenção de todo o trecho da BR-316 que vai de Teresina até Valença do Piauí, na região centro-sul do estado. Um projeto, orçado em R$ 11,5 milhões, que inclui a recuperação das pistas marginais da via na entrada da capital”, comenta o parlamentar.

Já em relação à BR-343, Elmano Férrer esclarece que a rodovia vem sendo beneficiada com uma série de projetos. “Alguns já estão concluídos, como a revitalização de 150 quilômetros da estrada, entre a Estaca Zero e Floriano, no sentido sul do estado. Nesta obra, o Dnit investiu R$ 40 milhões”, diz o senador. Ele também cita a entrega de outros 52 quilômetros da rodovia, só que no sentido norte, incluindo uma nova pavimentação nas travessias urbanas de Altos e Campo Maior. “Aqui foram investidos, pelo Dnit, mais R$ 19,9 milhões”, acrescenta.

Elmano Férrer ressalta que outro trecho da BR-343, na altura da Ladeira do Uruguai, vai passar por mudanças. “Conseguimos R$ 22 milhões para viabilizar o rebaixamento da Av. João XXIII, que prevê uma trincheira de 780 metros, passando por baixo da Ladeira do Uruguai. Com esta obra, a cargo do Dnit/PI, vamos acabar com os engarrafamentos na região”, comemora o senador. Ele também menciona outra intervenção, mas de responsabilidade do governo estadual, para duplicar quase dez quilômetros da BR-343, no trecho que vai do final da Av. João XXIII até um pouco depois do Posto da PRF.
 
Ampliação da infraestrutura

O governo federal, na avaliação do senador Elmano Férrer, vem transformando o Piauí num grande canteiro de obras, com intervenções que projetam o estado para o futuro. “O presidente Bolsonaro cumpre a promessa de tirar do papel as grandes obras de infraestrutura que o Piauí precisa. Por meio do Ministério da Infraestrutura, o governo federal está construindo estradas, viadutos e pontes, além de seguir com a revitalização de nossas BRs”, sentencia o senador.