Já está disponível a 3ª edição do VADE MECUM

INSCREVA-SE

NOTÍCIA

  19 de September de 2017

Elmano Férrer discursa sobre medidas preventivas ao suicídio

O senador falou da passagem do Setembro Amarelo e os dados alarmantes de casos no Brasil e no Piauí.

Em discurso nesta terça-feira (19), o senador Elmano Férrer (PMDB-PI) ressaltou a necessidade de adoção de ações de saúde na prevenção ao suicídio. O senador lembrou a passagem do Setembro Amarelo, período em que as discussões sobre a problemática são mais densas, e destacou a importância de desmistificar o tema, por meio de debates, e de políticas públicas adequadas.

Durante pronunciamento, senador Elmano Férrer afirmou que é grande a perspectiva de bons resultados a partir de medidas protetivas. Apresentou dados da Associação Brasileira de Psiquiatria, que 90% dos casos potenciais de suicídios têm como ser evitados, principalmente porque ocorrem em contexto transitório de transtornos mentais ou depressão.

No Brasil, 32 pessoas cometem suicídio por dia, o país ocupa oitava posição em contexto mundial, segundo a Organização Mundial de Saúde. Os jovens merecem atenção especial, uma vez que a taxa é maior entre pessoas de 15 a 29 anos, sendo a segunda principal causa de morte de pessoas nessa faixa etária, ficando atrás apenas dos acidentes de trânsito.

"Infelizmente, para nós, o Piauí contabilizou mais casos do que a média brasileira. Entre 2010 e 2014, atingiu 7,6 suicídios por 100 mil habitantes. Apenas em 2016, foram 172 suicídios no Estado, realidade que levou as autoridades a estabelecer um Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio", afirmou Elmano Férrer.

O senador disse ainda que o Senado Federal aprovou recentemente a criação da Semana Nacional de Prevenção ao Suicídio e da Valorização da Vida, evento que será realizado a cada ano na semana do dia 10 de setembro, que é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

"O Setembro Amarelo nos proporciona adensar a discussão, sobretudo compartilhar iniciativas bem-sucedidas de proteção psicológica. Apoiamos as medidas protetivas na certeza de que o esforço para trazer à tona este tema ajudará a romper o silêncio que cerca o suicídio", disse o senador Elmano. 

Foto: Agência Senado