Já está disponível a 3ª edição do VADE MECUM

INSCREVA-SE

NOTÍCIA

  11 de julho de 2016

Elmano se reúne com 2º BEC e CPRM para tratar sobre Adutora do Sertão

O senador trabalha para viabilizar o projeto que beneficiará o semiárido piauiense

O senador Elmano Férrer (PTB) participou de reunião no 2º Batalhão de Engenharia de Construção para tratar sobre a Adutora do Sertão, importante obra para o semiárido. O encontro contou com a participação do comandante do quartel, Coronel Alessandro, e toda a equipe técnica de engenharia, representantes da CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais - Serviço Geológico do Brasil), Jean Ricardo e Francisco Lages, que apresentou o projeto, e membros da equipe técnica do parlamentar.

De acordo com o senador, a Adutora do Sertão será obra de maior impacto socioeconômico da história do Piauí. “Partindo do Vale do Gurgueia, a Adutora atingirá o município de Caracol e daí alcançará por gravidade todo o sul e sudeste piauiense, cobrindo seu semiárido e levando água de qualidade para cerca de 600 mil habitantes", afirmou Elmano.

Para o parlamentar, a Adutora mostra-se como uma solução viável, levando água de boa qualidade ao consumo das famílias, sem causar danos ambientais, pois utiliza águas subterrâneas em abundância do Piauí. O projeto e a execução da Adutora estão incluídos no Plano Plurianual.

“Estamos trabalhando junto aos órgãos competentes para tirar a Adutora do campo dos sonhos e torná-la uma realidade. Incluímos a adutora no PPA 2016-2019 e apresentei emenda para inseri-la na LDO 2017. Além disso já estive com o Ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho, a quem dirigi expediente solicitando estudos detalhados que embasarão o EVTEA e o projeto básico e executivo da adutora. Estivemos também com membros do Exército, onde encaminhamos expediente ao Chefe do Comando do Exército manifestando interesse em parceria com a instituição para executar a obra”, ressaltou Elmano Férrer.

O senador lamenta a ausência de uma política hídrica no Piauí, a exemplo do que existe em outros estados, como o Ceará. Em situação paradoxal, o Piauí tem disponibilidade hídrica per capita da ordem de 9 mil metros cúbicos por ano, que o destaca como o estado nordestino, no domínio do semiárido, com maior potencial hídrico.

Agenda

O senador Elmano Férrer ainda esteve no 25º BC onde conversou sobre projetos emelhorias e equipamentos para a seção de saúde do Batalhão. Durante o dia também realizou visita de cortesia a OAB Piauí, participou do encontrou do PMN, que confirmou oficialmente apoio ao pré-candidato Amadeu Campos, além de encontro com o governador Wellington Dias (PT), onde trataram sobre alianças para as eleições 2016.