Já está disponível a 3ª edição do VADE MECUM

INSCREVA-SE

NOTÍCIA

  14 de setembro de 2015

Em discurso, senador Elmano Férrer destaca nível crítico dos reservatórios de água no Piauí

 

Durante pronunciamento nesta segunda-feira (20), o senador Elmano Férrer afirmou que o nível dos reservatórios de água estão com capacidade abaixo de 25%

O senador Elmano Férrer (PTB-PI) destacou nesta segunda-feira (20) o problema do sistema de captação de água na região do semiárido piauiense. “Está em colapso”, nas palavras do senador durante discurso no plenário do Senado Federal. Acrescentou ainda que a qualidade da água está comprometida para o abastecimento humano.

Elmano Férrer afirmou que as barragens, que são os principais pontos de captação de água para o abastecimento e para manter a operação de carro-pipa, estão com capacidade abaixo de 25%. Os dados são da Secretaria Estadual de defesa Civil. “O nível dos reservatórios é crítico˜, disse, completando que o drama da seca é secular e que é um desafio ao Governo Federal, estadual e municipais.

O senador lembrou da recente visita ao município de São Raimundo Nonato, região, que é abastecido pela adutora do Garrincho, que capta água da barragem Petrônio Portela. “Hoje está com apenas com 9,9% de sua capacidade. Esta adutora abastece, além de São Raimundo Nonato, os municípios de Coronel José Dias, São Lourenço, Dirceu Arcoverde, Anísio de Abreu, Bonfim, Várzea Branca e São Braz, com uma população aproximada de 80 mil pessoas, das quais 33 mil vivem em São Raimundo Nonato”, afirmou Elmano.

Ao final do discurso, Elmano Férrer convocou um esforço concentrado dos senadores da região Nordeste junto com oMinistério da Integração Nacional e órgãos, como o DNOCS, a Codevasf, a Sudene, e com a participação efetiva do Banco do Nordeste, de os bancos oficiais, como o Banco do Brasil, além das universidades regionais.

Padre Lira

O senador Elmano Férrer também lembrou o falecimento do Padre Manoel Lira Parente. O sacerdote foi prefeito de São Raimundo Nonato e de Dom Inocêncio, município, que ajudou a fundar. “Uma das obras mais importantes que o Padre Lira realizou durante três mandatos como prefeito de Dom Inocêncio foi erradicar o analfabetismo. Esse padre sempre acreditou na educação como o fundamento, o alicerce maior para a transformação social˜, destacou o senador, ressaltando também o trabalho que o sacerdote realizou pelo semiárido piauiense.

 Crise

Elmano Férrer também falou sobre a atual crise do país. Ele destacou que há uma perspectiva negativa do povo brasileiro sobre a situação, mas acredita que haverá saída. "Eu creio que nós somos competentes, o Brasil tem uma dimensão continental, é um país rico de um povo trabalhador e inteligente, que saberá sair desta crise em que nós nos encontramos", disse.