Já está disponível a 3ª edição do VADE MECUM

INSCREVA-SE

NOTÍCIA

  30 de outubro de 2015

Encontro técnico discute Pecuária Leiteira e Tabuleiros Litorâneos

Energia e regularização fundiária são problemas que afetam a diretamente a economia

Aconteceu nesta sexta-feira, dia 30, um reunião técnica, na cidade de Parnaíba, para tratar sobre a pecuária leiteira e sobre o Perímetro Irrigado Tabuleiros Litorâneos. O evento, organizado pelo senador Elmano Férrer, em parceria com a Prefeitura de Parnaíba, teve o propósito de contribuir para uma agenda de trabalho para contribuir com o desenvolvimento da região do litoral piauiense.

“O propósito do evento foi plenamente atingido, pois foram colocados os gargalos, atores /instituições responsáveis e busca de alternativas e soluções. Daqui saíram encaminhamentos e compromissos na solução dos maiores problemas: regularização fundiária e energia. Além de apoio do BNB na viabilização de crédito e da Embrapa com difusão de tecnologia”, contou o senador Elmano Férrer.

O governo do estado firmou compromisso de realizar reunião com a Eletrobras para solucionar o problema de energia elétrica na região. O parlamentar ainda visitou o polo tecnológico, as incubadoras da Universidade Federal do Piauí e do Instituto Federal do Piauí e a Feira do Empreendedor, realizada pelo Sebrae.

O encontro, que aconteceu no auditório da Embrapa Meio Norte, contou com a presença do governador Wellington Dias; senadora Regina Sousa; dos deputados federais Átila Lira (PSB), Assis Carvalho (PT) e Iracema Portela (PP); deputados estaduais José Hamilton e Dr. Hélio; o secretário de desenvolvimento rural e deputado Lima; representantes da Embrapa, Dnocs Fortaleza, Banco do Nordeste do Brasil, Codevasf e Sebrae; pecuarista da Vila do Leite e integrantes do distrito de irrigação.

Atividades

O coordenador da Bancada do Piauí, senador Elmano Férrer (PTB-PI), anteriormente esteve em reunião no Ministério da Integração Nacional para buscar recursos para o projeto Vila do Leite e os Tabuleiros Litorâneos em Parnaíba. Durante a reunião, foi explanado a necessidade de promover o desenvolvimento do Perímetro Irrigado Tabuleiros Litorâneos, importante área para o cultivo de agricultura orgânica no Piauí. Além disso, a viabilidade de transferência dos produtores de leite da zona urbana para área dos Tabuleiros Litorâneos. Ao final da reunião, o Ministério da Integração Nacional se comprometeu em destinar recursos na ordem de R$ 1,1 milhão para Vila do Leite e R$ 8 milhões para obras no Perímetro Irrigado Tabuleiros Litorâneos.

O senador também esteve em reunião no DNOCs e Banco do Nordeste, em Fortaleza, para tratar o assunto e promover o desenvolvimento da região de Parnaíba. A bancada do Piauí apresentou emendas para o Tabuleiros Litorâneos.