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NOTÍCIA

  20 de fevereiro de 2017

Obras de duplicação do trecho urbano da BR-343/316 devem iniciar ainda este ano

Senador Elmano Férrer iniciou gestão da obra enquanto prefeito de Teresina

O senador Elmano Férrer (PMDB) e o superintendente do DNIT-PI, Paulo de Tarso Cronemberger, informaram que a licitação para o projeto de duplicação do trecho urbano em Teresina da BR-343/316 foi realizada e o contrato será assinado nos próximos dias. Com isso, a previsão é de que as obras se iniciem ainda este ano. A obra corresponde ao contorno rodoviário de Teresina, no trajeto da Ladeira do Uruguai ao Balão da Tabuleta, com extensão de 7,6 km, dez viadutos e uma ponte sobre o rio Poti. O recurso das obras está assegurado por emenda impositiva da Bancada Federal do Piauí, no valor de R$ 94,6 milhões, suficientes para a execução das obras do cruzamento das avenidas João XXIII e Zequinha Freire até a margem direita do rio Poti.

Segundo o senador Elmano Férrer, essa obra é de grande importância para a cidade de Teresina. “É uma obra grandiosa e de indiscutível relevância para os teresinenses e para quem passa pela cidade. Garantirá mais segurança e conforto aos condutores, principalmente do transporte de cargas. Quando prefeito dediquei atenção especial à mobilidade urbana de Teresina, e esta obra foi objeto de grande empenho de nossa parte. Na época plantamos as condições para executá-la ao conseguirmos a elaboração dos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental necessários (EVTEA), e agora conseguimos os recursos para executar as obras. É preciso destacar que houve um esforço conjunto da Bancada Federal para tirarmos essa obra do papel, esta é uma conquista de todos os deputados e senadores do nosso estado”, disse Elmano, que iniciou as ações pela obra junto ao DNIT quando era prefeito de Teresina, e depois como senador e coordenador da Bancada Federal do Piauí.

O superintendente do DNIT-PI, Paulo de Tarso Cronemberger, e o coordenador de engenharia Antônio Carlos Lages estiveram em Brasília para receber o empenho dos recursos para o projeto. “A licitação dos projetos está concluída e homologada, e agora de posse do empenho assinaremos o contrato com a empresa vencedora nos próximos dias. Com isso o Projeto Básico estará pronto até julho, e poderemos licitar e iniciar as obras ainda este ano”, informou Paulo de Tarso.

Melhoria no trânsito

Para Antônio Carlos Lages, essa obra resolve um problema de trânsito na zona urbana de Teresina, como a entrada do Dirceu e na região do Mercado do Peixe. “Será bom tanto para circulação local, pois melhora o fluxo de carros, como será benéfica para o tráfego de longa distância”, disse.

Esta intervenção é imprescindível para Teresina, única capital do Nordeste desprovida de grandes obras de arte especiais. “Praticamente não há viadutos em Teresina, temos apenas dois, e nossas rodovias de entrada e saída de Teresina não são duplicadas, ocasionando congestionamentos, acidentes e mortes. Os pequenos trechos que hoje estão sendo duplicados têm custado caro ao povo piauiense, pois são bancadas com recursos do Tesouro Estadual, apesar de serem obras federais. Felizmente nossa bancada abraçou esta causa e, finalmente, teremos um grande investimento em mobilidade urbana na capital”, destacou o senador Elmano Férrer.