Já está disponível a 3ª edição do VADE MECUM

INSCREVA-SE

NOTÍCIA

  13 de June de 2016

Senador Elmano Férrer alerta para queda de 62% da safra no Piauí

Em discurso, o senador ressaltou a crise na produção agrícola do Estado e situação dos reservatórios de água que abastecem municípios do semiárido.

Em discurso no Senado Federal nesta segunda-feira (13), o senador Elmano Férrer (PTB-PI) alertou para duas situações dramáticas do estado do Piauí. A primeira trata-se da queda da safra de grãos em 62%, causada pela estiagem. A segunda refere-se ao nível crítico dos reservatórios de água em barragens e açudes.

Segundo o senador Elmano Férrer, há um grande prejuízo com a queda da safra de grãos no Estado, citando especialmente a soja, milho, arroz e feijão.  “Estamos vivendo uma crise profunda na produção agrícola, que afeta a agricultura familiar e o agronegócio no Piauí. É uma situação que urge soluções”, destacou o senador.

O senador Elmano Férrer também ressaltou a problemática do abastecimento de água em diversos municípios do Piauí, devido ao baixo nível dos reservatórios de água. Ele destacou que a Barragem de Algodão está com 20% de água acumulada; o Açude Cajazeiras, na região de Pio IX, tem apenas 5,57% de água; e o Açude Barreiras, no município de Fronteiras, conta com 4,27%. Por outro lado, a Barragem Jenipapo e Açude da cidade de Conceição do Canidé estão com alta quantidade de água acumulada. “Existem os contrastes da região Nordeste, mas o fato é que temos problemas gravíssimos”, disse.

Ao final do discurso, o senador Elmano Férrer fez um apelo para que o Senado Federal e os demais órgãos envolvidos com as questões do agronegócio e abastecimento de água, como Ministério da Integração, se debrucem nesta situação do Piauí, como uma forma de garantir a sobrevivência das famílias do semiárido.