Durante audiência pública, a Comissão Mista de Mudanças Climáticas discutiu a crise hídrica na Bacia do Rio São Francisco.
O senador Elmano Férrer questionou a realização de projetos a longo prazo para trazer soluções para crise hídrica, especialmente na região Nordeste. Durante audiência pública nesta quarta-feira (7), na Comissão Mista de Mudanças Climáticas para discutir a crise hídrica na Bacia do Rio São Francisco, Elmano também ressaltou que um dos maiores problemas é a gestão de projetos e empreendimentos.
Segundo senador Elmano Férrer, a grande problemática da crise hídrica é a falta de gestão e de planejamento a longo prazo. O resultado disso, é que o Nordeste sofre há décadas com a seca. “É da mais alta importância pensar a necessidade de planejamento. Hoje precisamos pensar não só em barragens para geração de energia, como também realização de projetos para o consumo de água potável”, afirmou.
Entre os projetos a longo prazo, o senador citou a necessidade de transposição do Rio Tocantins para o Rio São Francisco para aumentar a vazão das águas do Velho Chico, principalmente nos períodos críticos de seca do Nordeste. Ele ressaltou ainda que os empreendimentos hídricos precisam de boa gestão para funcionarem de forma efetiva e eficaz. “Acontece que muitas obras depois de finalizadas ficam sem responsabilidade e a sociedade deixa de usufruir dos empreendimentos. Não basta só entregar a obra, é preciso dar continuidade na gestão”, ressaltou.
Durante a audiência pública, os participantes também discutiram a questão da seca no Vale do São Francisco, sobretudo no biênio 2014-2015, está prejudicando os projetos de irrigação e ameaçando a atividade econômica da região, já que o local é onde se produz 90% das exportações brasileiras de manga e uva de mesa.
PARTICIPARAM DA AUDIÊNCIA:
Endereço: Senado Federal, Praça dos Três Poderes, Anexo II, Bloco A, Ala Teotônio Vilela, Gabinete 06, Brasília-DF, CEP: 70165-900
Contatos: (61) 3303-1015 / (61) 3303-1115 / sen.elmanoferrer@senado.leg.br