Já está disponível a 2ª edição do VADE MECUM

CADASTRE-SE

Conheça o Piauí

Bandeira

Um dos símbolos oficiais do estado do Piauí, a bandeira do estado foi adotada oficialmente em 24 de julho de 1922 e atualizada posteriormente em 17 de novembro de 2005, quando foi acrescentada a inscrição “13 DE MARÇO DE 1823” representando a data histórica da Batalha do Jenipapo a qual foi decisiva para a Independência do Brasil e consolidação do território nacional.

Fonte: Wikipedia.org

Cajuina

A Cajuína é uma bebida típica do nordeste brasileiro preparada a partir do suco de caju, sem álcool, clarificada e esterilizada, apresentando uma cor amarelo-âmbar resultante da caramelização dos açúcares naturais da fruta. Preparada de maneira artesanal, é muito comum nos estados do Piauí, Ceará, Alagoas e Pernambuco. A cajuína, adotada como símbolo cultural da cidade de Teresina, capital do estado, é considerada Patrimônio Cultural do Estado do Piauí.

Fonte: Wikipedia.org

Capital

Teresina é a capital e o município mais populoso do estado brasileiro do Piauí. Localiza-se no Centro-Norte Piauiense a 366 km do litoral, sendo, portanto, a única capital da Região Nordeste que não se localiza às margens do Oceano Atlântico. A parte central da cidade está situada entre o Rio Parnaíba e o Rio Poti, pertencentes à bacia hidrográfica do Rio Parnaíba. Por essa característica, há quem chame a capital piauiense de Mesopotâmia do Nordeste.

Fonte: Wikipedia.org

Litoral

O Piauí o estado litorâneo com menor extensão de costa, apenas 66 km. Esse pequeno trecho, porém, é privilegiado. Na fronteira com o Maranhão, a oeste, fica o delta do rio Parnaíba,o único em mar aberto das Américas. Seu ecossistema lembra o da Amazônia, com inúmeras ilhas, lagoas, igarapés e praias de areia fina, tomadas por dunas e coqueiros.

Fonte: GuiadoTurista.net

Parques e Chapadas

Em São Raimundo Nonato na parte sudeste do estado, encontra-se rico acervo de arte rupestre e materiais de origem orgânica formando o Parque Nacional da Serra Capivara. No Municipio de Piracuruca encontra-se o Parque Nacional de Sete Cidades, sete conjuntos de formações rochosas que se assemelham a Cidades, com ruas, casas, predios, monumentos e praças, com alturas entre 4 a 120m que cobrem uma estensão de 20Km. No Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu, além das quedas d'água formadas pelo Rio Longá, pode-se observar a "Piracema", entre abril e maio, quando os peixes sobem a correnteza para a desova. Em Cristino Castro encontram-se os Poços Jorrantes, que espirram suas águas em alturas de até 60m, formando piscinas de água corrente. Outra atração é o Canyon do Rio Poty, um desfiladeiro formado por uma falha geológica com mais de 60m de altura, originando se estranhas e belas formas, chegando a formar cavernas e abrigos naturais.

Fonte: GuiadoTurista.net

Festival de Inverno

Criado em 2004, o Festival de Inverno de Pedro II, ano após ano, vem ganhando luz no cenário musical e prestígio entre o público que, como o evento, também aumenta a cada edição.

O festival ocorre uma vez por ano e conta com a presença de artistas nacionais e regionais.

Fonte: festivaldeinvernodepedro2.com.br