O senador esteve em almoço com presidente nesta quarta-feira, e logo após, afirmou que a ordem de serviço do rebaixamento da Av. João XXIII será assinada no início do próximo mês.
O senador Elmano Férrer e o senador Ciro Nogueira (Progressistas-PI) estiveram reunidos com o presidente Jair Bolsonaro, durante almoço nesta quarta-feira (7), em Brasília. Após o encontro, o senador Elmano Férrer anunciou que no início de novembro será assinada a ordem de serviço do
Rebaixamento da Avenida João XXIII, na Ladeira do Uruguai, no cruzamento com a Avenida Zequinha Freire. No encontro, os parlamentares também trataram de obras federais em andamento no Piauí, como a duplicação da BR-316, viadutos de Teresina, a ponte de Santa Filomena, ponte em Parnaíba e pavimentação em Picos .
Segundo o senador Elmano, vice-líder do Governo, o Rebaixamento da João XXIII é mais uma obra que será executada pelo DNIT Piauí, tem previsão de dois anos e investimentos de R$ 22 milhões. "Representa mais uma importante intervenção viabilizada pelo Governo Bolsonaro e pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para transformar a mobilidade urbana da capital. Já estamos com grandes obras em execução como os viadutos, Viaduto do Mercado do Peixe e Rodoferroviários, e ainda a duplicação da BR-316, de Teresina a Demerval Lobão", destacou o senador.
Com a nova obra, o balão da Ladeira do Uruguai vai deixar de existir, eliminando um dos gargalos no trânsito da capital piauiense. Neste local, no cruzamento das avenidas João XXIII (BR-343) e Zequinha Freire, circulam cerca de 25 mil veículos por dia. “Sem a fluidez adequada, esta rotatória se transformou num ponto crítico no trânsito da cidade, com muitos congestionamentos e registros frequentes de acidentes”, lamenta Elmano Férrer. O senador acrescenta que, com a expansão imobiliária, principalmente ao longo da Avenida João XXIII, a circulação de veículos no local aumentou de forma acelerada.
Mas este cenário deve mudar com o rebaixamento da rodovia. Além de otimizar o trânsito, a obra vai trazer mais segurança aos motoristas, passageiros e pedestres. Segundo Elmano, o projeto prevê a abertura de uma trincheira de 9 metros de profundidade, por onde vai passar o trecho da BR-343 correspondente ao final da Avenida João XXIII. Como consequência, o fluxo da Avenida Zequinha Freire vai seguir pela parte de cima, eliminando a necessidade do balão. “É uma intervenção que vai agilizar a circulação de veículos e garantir um tráfego mais seguro nesta região da cidade, preservando muitas vidas”, avalia o senador.
Contorno Rodoviário de Teresina
O Contorno Rodoviário de Teresina é o maior complexo de obras de mobilidade urbana, segundo o senador Elmano Férrer, que destinou R$ 30 milhões em emendas parlamentares para as obras que já estão em execução, Viaduto do Mercado do Peixe e Viadutos Rodoferroviários.
A previsão do DNIT Piauí é entregar no final deste ano as obras do Viaduto do Mercado do Peixe, pistas laterais e rotatória. No próximo ano serão finalizados os três viadutos Rodoferroviários, e será iniciado o Viaduto do Dirceu e a duplicação da BR-343, entre a Ladeira do Uruguai e a ponte sobre o Rio Poti, no conjunto Tancredo Neves, além da continuidade do Rebaixamento da Av. João XXIII.
Conforme o senador, a cidade como um todo vai sentir os impactos positivos destas obras. “Os teresinenses serão beneficiados com o alargamento de vias, a criação de viadutos, a retirada de rotatórias e o incremento de corredores mais livres, permitindo a circulação de um maior volume de veículos em menos tempo”, informa o parlamentar.
Foto: Marcos Corrêa/PR
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