O parlamentar apresentou projeto de Lei para incluir os controles eletrônicos de estabilidade e tração como equipamentos obrigatórios dos veículos.
O senador Elmano Férrer (PODEMOS-PI) apresentou projeto de Lei que visa incluir os controles eletrônicos de estabilidade e tração como equipamentos obrigatórios dos veículos comercializados no Brasil. A proposta modifica o Código de Trânsito Brasileiro para garantir mais segurança aos condutores e passageiros.
Segundo o senador Elmano Férrer, é fundamental fazer constar em lei a exigência desse importante equipamento de segurança. “O Brasil é hoje um dos cinco países com mais mortes anuais no trânsito no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Segundo balanço do Dpvat, o seguro obrigatório para acidentes de trânsito, 42 mil brasileiros morreram em 2017 em acidentes desse tipo”, destacou o senador.
O PL 2965/2019 determina que todos os veículos comercializados a partir de janeiro de 2022 saiam de fábrica com o sistema. “O controle eletrônico de estabilidade, considerado a maior e mais importante inovação em segurança automotiva depois do cinto de segurança, impede que o motorista perca o controle do automóvel em situações de risco, reduzindo drasticamente as chances de um acidente”, explicou o autor da proposta.
Embora o CONTRAN, por meio de resolução, tenha previsto a obrigatoriedade do dispositivo a partir de 2022, Elmano Férrer entende necessário dar segurança jurídica ao tema, fazendo constar no Código de Trânsito Brasileiro a obrigatoriedade de instalação desse item imprescindível de segurança veicular, para evitar eventual postergação do prazo ou mesmo revogação da exigência.
Mais informações: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/136859
Endereço: Senado Federal, Praça dos Três Poderes, Anexo II, Bloco A, Ala Teotônio Vilela, Gabinete 06, Brasília-DF, CEP: 70165-900
Contatos: (61) 3303-1015 / (61) 3303-1115 / sen.elmanoferrer@senado.leg.br