NOTÍCIA

  28 de April de 2022

Elmano preside sessão em comemoração aos 49 anos da EMBRAPA e destaca papel da empresa na produção dos cerrados piauienses

A Embrapa se transformou em uma das maiores instituições de pesquisa agrícola do planeta

O senador Elmano Férrer (PP/PI) presidiu, nesta quinta-feira (28), a sessão solene do Senado em comemoração aos 49 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa. O evento, bem prestigiado, ocorreu a pedido do parlamentar piauiense. E, na ocasião, ele destacou as contribuições da empresa para o desenvolvimento da produção nos campos do país. “A Embrapa se transformou em uma das maiores instituições de pesquisa agrícola do planeta”, enfatizou o parlamentar.

Em seu discurso no plenário do Senado, Elmano Férrer disse que as contribuições da Embrapa resultaram, por exemplo, no melhoramento genético de plantas e rebanhos, além do desenvolvimento de pastagens mais adaptadas aos diferentes climas e solos do pais. “Nossos produtores se apropriaram destas tecnologias da Embrapa. E é até difícil mensurar o impacto que isso teve na produção agrícola nacional”, comentou

Soja no Piauí

Elmano Férrer também faz parte da história da Embrapa já que, durante dez anos (1979 – 1988), foi o diretor-geral da unidade Meio Norte da empresa, sediada em Teresina. Neste período, a Embrapa Meio Norte foi decisiva para a modernização da agricultura no estado. “Realizamos muitas pesquisas, investimos em mais tecnologias, adotamos novos conhecimentos e participamos do processo de tropicalização da soja, permitindo a plantação do grão em terras de baixas latitudes, incluindo os cerrados piauienses”, informou o parlamentar.

Segundo ele, as pesquisas realizadas pela Embrapa foram essenciais para a expansão da produção de grãos no estado, sobretudo da cultura da soja, que é a mais difundida no Piauí. “A partir dos conhecimentos da Embrapa Meio Norte, abrimos caminho para que os cerrados piauienses virassem uma potência do agronegócio, respondendo, atualmente, por mais de 70% das exportações do estado”, comemorou o parlamentar.