NOTÍCIA

  06 de June de 2022

MINISTROS MARCELO SAMPAIO E CIRO NOGUEIRA E SENADOR ELMANO FÉRRER ENTREGAM MAIS 5 KM DE DUPLICAÇÃO DA BR-316

Com a nova liberação, já são 10 quilômetros de duplicação concluídos. Outros 5 quilômetros foram entregues em maio do ano passado

Mais um trecho duplicado da BR-316, entre Teresina e Demerval Lobão, foi entregue nesta segunda-feira (06/06). O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, e o diretor-geral do Dnit, General Santos Filho, vieram ao Piauí para fazer a liberação oficial do novo trecho da duplicação, que vai do km 18,38 ao km 23,38, e assegurar a conclusão do Viaduto do Mercado do Peixe. Eles estavam acompanhados pelo senador Elmano Férrer, autor dos recursos para execução das obras, e do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.

Esta obra federal começou a ser executada em julho de 2020, sob a responsabilidade do Dnit/PI, comandado pelo engenheiro Ribamar Bastos. O projeto prevê 20,16 quilômetros de duplicação, num trecho que se estende do km 13 até a zona urbana de Demerval Lobão. “Com a nova liberação, já são 10 quilômetros de duplicação concluídos. Outros 5 quilômetros foram entregues em maio do ano passado”, informa Elmano Férrer, que destinou 67,3 milhões para viabilizar a duplicação ou quase a totalidade dos recursos - todo o projeto está orçado em R$ 73 milhões.

O parlamentar diz que o restante da obra está sendo finalizado e, em breve, será liberado para o tráfego de veículos. “Assim, vamos ter a primeira ligação, por via totalmente duplicada, entre Teresina e outra cidade. Isso vai melhorar a fluidez do trânsito e garantir mais segurança para quem entra e sai da capital pela BR-316. A duplicação, portanto, é uma grande conquista para os piauienses, uma obra que só foi possível graças ao empenho do Presidente Jair Bolsonaro”, observa Elmano Férrer.

O ministro Marcelo Sampaio destacou a importância da duplicação para o estado. “Essa obra gera emprego e salva vidas, pois reduz o número de acidentes. Até o final do ano, o Presidente Bolsonaro vai entregar os 20 km de via duplicada, sanando uma dívida histórica com o Piauí, único estado sem as vias de entrada da capital duplicadas”, observou. Segundo ele, em breve o Piauí ganhará mais uma ponte sobre o rio Parnaíba, nos Cerrados, ligando Ribeiro Gonçalves (Piauí) a Tasso Fragoso (Maranhão). "A nova ponte é mais um fruto do trabalho conjunto do ministro Ciro e do senador Elmano Férrrer", comenta o ministro da Infraestrutura.

Durante a solenidade, o ministro Ciro Nogueira elogiou o trabalho de Elmano Férrer: "Na história do Piauí, a gente nunca teve um senador que se dedicou tanto às obras estruturantes quanto ele", enfatizou. Além de citar a duplicação da BR-316, Ciro destacou a construção do viaduto do Mercado do Peixe e o rebaixamento da Av. João XXIII, obras que também são viabilizadas por Elmano. "Precisamos reconhecer o trabalho do senador", sentencia o ministro.

Viaduto do Mercado do Peixe

Nesta passagem por Teresina, o ministro Marcelo Sampaio e o General Santos Filho ainda visitaram as obras do viaduto do Mercado do Peixe, que também são viabilizadas pelo senador Elmano Férrer. “Com este projeto, já quase concluído, vamos acabar com os congestionamentos na região do Mercado do Peixe, onde circulam cerca de 33 mil carros por dia”, comenta o parlamentar, que assegurou os recursos para a realização do projeto. O ministro Marcelo Sampaio, assegurou que até agosto a obra estará concluída e será entregue para a população de Teresina.

Rebaixamento da João XXIII

A agenda do ministro da Infraestrutura ainda incluiu uma visita à Ladeira do Uruguai, na região onde será realizado o rebaixamento da Avenida João XXIII. Na ocasião, Marcelo Sampaio confirmou para breve o início da obra. O projeto prevê uma trincheira com 780 metros de comprimento e até 9 metros de profundidade, fazendo com que a João XXIII passe por baixo da Avenida Zequinha Freire. O senador Elmano Férrer, que conseguiu os recursos para a obra, disse que o rebaixamento vai tirar o balão da Ladeira do Uruguai e garantir mais fluidez e segurança ao trânsito da região.